O novo instrumento financeiro abrange empregados da iniciativa privada com carteira assinada, incluindo empregados domésticos, trabalhadores rurais e contratados por microempreendedores individuais (MEI).
Agora é possível solicitar a contratação do Crédito do Trabalhador através dos canais eletrônicos das instituições financeiras habilitadas pelo governo. O passo a passo para simulação e contratação deve variar de banco para banco.
Estes processos, via de regra, podem ser realizados em apps, canais digitais, terminais de autoatendimento e agências bancárias.
Os trabalhadores continuam com a possibilidade de realizar o empréstimo através da CTPS Digital, caso desejem. Pelo aplicativo da Carteira, o trabalhador recebe propostas de vários bancos e pode escolher a mais vantajosa, com juros mais baixos.
Leia: C6 Bank anuncia mudança nas regras de pontuação e cashback de cartões
Como solicitar crédito consignado no CTPS
- Acesse o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS)
- Faça login com sua conta gov.br ou biometria (para quem já tiver cadastrado);
- Na página principal, clique no banner com o nome do programa, “Crédito do Trabalhador”;
- Na próxima aba, em outro banner, serão oferecidas mais informações sobre o programa antes de acessar a simulação – clique no botão “Faça uma simulação”;
- A plataforma irá mostrar o seu vínculo trabalhista, o valor máximo de empréstimo que você pode pedir, e, logo abaixo, duas caixas que devem ser preenchidas, denominadas “De quanto você precisa?” e “Em quantas parcelas você quer pagar?”;
- Após o preenchimento, clique no botão azul, “Simular empréstimo”;
- Ele informará qual é a taxa de referência e o valor total a ser pago;
- Depois, o sistema informa que as instituições poderão oferecer condições ainda melhores;
- Para seguir com a proposta, é necessário concordar em compartilhar os dados;
- Depois disso, em até 24 horas, os bancos irão fornecer outras opções, que podem ser melhores do que as informadas anteriormente.
Leia Também: Azul e Itaú lançam o Skyline – o novo cartão Mastercard Black
Praticado há décadas para servidores públicos e segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o crédito consignado permite juros mais baixos que os de mercado. Isso porque as parcelas são descontadas da folha de pagamento, o que reduz a chance de inadimplência.
Com o novo programa, mais de 80 bancos e instituições financeiras poderão ter acesso ao perfil de trabalhadores com carteira assinada através do eSocial, sistema eletrônico obrigatório que unifica informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais de empregadores e empregados de todo o país.
A estimativa do governo é de que mais de R$ 7 bilhões já foram liberados em empréstimos para trabalhadores formais.
Para a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) cerca de 19 milhões de pessoas poderão recorrer ao Crédito do Trabalhador nos próximos anos, movimentando mais de R$ 120 bilhões.
Visite: Nubank lança NuScore, ferramenta que mostra a nota de crédito do cliente
VOCÊ PODE SE INTERESSAR
OPINIÃO REMUNERADA FUNCIONA? APP PROMETE PAGAR MAIS de 800 POR DIA! VALE A PENA MESMO?
🔥MEGA NOVIDADE! Novo Cartão de Crédito RABUSCH APROVANDO GERAL com Limite ALTO mesmo com SCORE 200
Não Financie Veículo SEM ENTRADA antes de VER esse VÍDEO (Essa dica tá ajudando milhares de pessoas)